Em 2020, segundo uma pesquisa do Nielsen, a produção editorial chegou a marca de 314 milhões de exemplares.
Isso significa que a publicação de livros é algo que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos.
E, para quem deseja uma maior credibilidade no mundo acadêmico e científico, essa é uma boa opção, tanto para autores quanto para leitores, e eu vou te explicar o porquê!
Neste blogpost, reuni informações sobre:
Você, professor ou pesquisador, já imaginou trazer em uma apresentação o seu livro como base para estudos?
Tenho certeza que ter um livro publicado te dará ainda mais credibilidade sobre o assunto discutido e maior reconhecimento na academia.
Publicar um livro eterniza a sua jornada como autor, pesquisador e cientista. E, para muitos, é uma conquista memorável.
Até porque são muitos esforços envolvidos para o desenvolvimento de todo o trabalho.
Torná-lo real e possível de compartilhar com outras pessoas, é definitivamente algo imensurável para quem quer atingir outros patamares na carreira científica.
Além disso, também é muito importante para o meio acadêmico, já que disseminar conhecimento e pesquisas é fundamental e traz base para influenciar outras pessoas.
Devo te contar que, com um livro publicado, o seu trabalho se torna autêntico e confiável para futuras referências, evitando inclusive o plágio.
Até porque ele tem um peso enorme em um Currículo Lattes, o desejo de todo acadêmico, não é?
Tenho certeza que, após conhecer os benefícios, você já vai estar pensando em como transformar o seu trabalho, artigo ou tese em um livro acadêmico.
Por isso, antes de tudo, vamos entender em quais formatos você pode publicá-lo? Confere o próximo item!
O primeiro ponto é pensar onde irá publicar: em uma editora ou em uma plataforma?
Assim como o impresso e o digital, cada uma tem a sua vantagem.
Entrando nesse assunto, existe um leque imenso de editoras que carregam a experiência de anos no mercado.
Apesar disso, a publicação é um pouco mais complicada e burocrática.
Isso acontece porque elas têm um processo avaliativo bastante criterioso para a escolha dos livros, o que torna tudo demorado e mais caro.
Já em plataformas de publicações, a submissão costuma ser muito rápida e menos burocrática.
Além de, por ser online, ter um alcance muito maior, já que basta o leitor entrar no site, buscar o livro do seu interesse e baixá-lo.
Outros pontos importantes de algumas plataformas são: a possibilidade de acompanhar o crescimento de compartilhamento do material e ter um baixíssimo custo comparado a uma editora.
Esse é um ponto primordial na sua publicação.
Com um site para o seu livro, você reunirá todas as informações necessárias sobre o material, um resumo e o acesso para baixá-lo.
Não só isso, é por meio da indexação em uma página que o seu livro é achado nas pesquisas em ferramentas de busca, como o Google, com maior facilidade.
Após escolher o local e o formato que você irá publicar, é importante pensar quais serão as exigências para dar o próximo passo.
Algumas editoras têm solicitações específicas para cada tipo de publicação, como revisão, avaliação, formatação, impressão, registros e entre outros.
Mas, pensando em facilitar a sua vida, te digo que as plataformas de publicações serão sempre o caminho mais fácil.
Plataformas como a da DB Academia – Editora já disponibilizam os identificadores do seu material no momento da publicação. Estes servem para catalogar e diferenciar as obras.
Apesar de não serem obrigatórios para livros, sejam digitais ou impressos, você deve adquirir o ISBN, o DOI e a Ficha Catalográfica.
Isso porque eles facilitarão o acesso, evitarão o plágio e vão categorizar o seu trabalho, trazendo até outras oportunidades para a sua carreira.
O International Standard Book Number garante autoridade à sua obra.
O ISBN é um sistema que identifica internacionalmente livros, e-books e anais de eventos, de acordo com as informações específicas daquele material.
Além disso, com a emissão dele, você estará em conformidade com a Lei nº 10.753.
Esta, também conhecida com a Lei do Livro, fomenta quais elementos são necessários para que o material tenha credibilidade e participe de concursos, receba premiações, entre em editais e seja comercializado.
O DOI (Identificador de Objeto Digital) é um número dado às publicações da internet.
Com ele, os leitores conseguem encontrar o seu material com mais facilidade, além de garantir a autenticidade da publicação.
É por ele que você tem a noção de quantas vezes o seu livro online foi referenciado por algumas pessoas e também é utilizado pelo CNPq.
A Ficha Catalográfica é um documento que ajuda na identificação e, como o nome já diz, na catalogação de um material.
Em livros físicos, é necessário que ela traga: título, nome do autor, ISBN, número da edição, editora, local de publicação, número de páginas e classificação por assunto.
Já em livros digitais, além dos citados acima, é preciso identificar o formato, o recurso digital, a requisição do sistema e o modo de acesso ao material.
Lembrando que ela é utilizada para padronizar a catalogação no país, facilitar o controle do acervo e a busca de informações.
Já te contei os benefícios, as diferenças e as possibilidades para você entender bem como publicar o seu livro.
Caso você tenha escolhido publicar em uma plataforma, cada uma terá a sua especificidade e requisitos.
Por isso, é importante se alinhar para saber tudo que você precisará para a publicação.
Mas sabe o que vai salvar a sua vida?
Na DB Academia – Editora, temos uma função específica para a publicação de livros, com todos os serviços citados no texto para o sucesso do seu material, desde um site até a compra dos identificadores.
Além de tudo, a plataforma é extremamente intuitiva e ágil em todo o processo.
Mas, se tiver qualquer dúvida, também possuímos um suporte, que te explicará cada etapa e irá desburocratizar ainda mais a realização do seu sonho.
Com mais de 100 autores impactados, eu te pergunto: está faltando o que para você dar o próximo passo na sua jornada e publicar o seu livro com a gente? Conheça agora todas as nossas funcionalidades!